Publicado em: 15-03-2017

Reforma do Ensino Médio

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (8) a medida provisória da reforma do Ensino Médio. As mudanças atingem alunos de escolas públicas e particulares.

Esse é o terceiro dia de aula de uma turma que acabou de entrar no Ensino Médio. Nos próximos três anos, eles terão que decidir qual caminho pretendem seguir rumo à universidade.

Alguns já têm uma ideia do que não gostariam de estudar.

“Aquelas fórmulas grandonas de matemática, a gente não vai usar”, diz Ana Carolina Oliveira Cardoso.

“Eu seria melhor numa área de exatas. Sou melhor na área de exatas do que em humanas”, afirma Lucas Datan Consolo, de 14 anos.

Mas nem todo mundo sabe para onde quer ir. Indecisão é comum nessa fase da vida.

“Eu falei de humanas. Mas eu falei odontologia também, então posso mudar para biológicas. Ninguém sabe direito o que quer fazer nessa idade”, diz Ana Carolina Conceição Zaretti, também de 14 anos.

A ideia é que o aluno possa escolher a partir do segundo ano o que mais lhe interessa.